Publicado em

O Livre Arbítrio

Livre Arbitrio

Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho quer seguir. É a capacidade de escolha autônoma realizada pela vontade humana. O livre arbítrio também defende que a pessoa tem o poder de decidir as suas ações e pensamentos segundo o seu próprio desejo, crença e valores.

Liberdade

Denotam a vontade livre de escolha, as decisões livres. Em outras palavras, para algumas pessoas o livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito e falta de educação.

No entanto, Santo Agostinho em sua obra De Libero Arbitrio de 395, diferenciou claramente esses dois conceitos. O livre arbítrio é a possibilidade de escolher entre o bem e o mal enquanto que a liberdade é o bom uso do livre arbítrio. 

O livre arbítrio é uma das propriedades fundamentais do ser. Consiste na liberdade de fazer ou não alguma coisa, seguir um determinado caminho ou evitá-lo.

Isso significa que nem sempre o homem é livre quando põe em uso o livre arbítrio, mas tem o poder da escolha. Assim, o livre arbítrio está mais relacionado com a vontade, um ato ou ação.

Karmas

Quando encarnamos, existem coisas que precisamos passar e experienciar, que são os nossos karmas. São processos e situações que precisamos vivenciar para aprendermos algo. A forma como reagimos a essas situações determinam se essa situação continuará como karma (algo a ser aprendido) ou como dharma (lição aprendida).

E a nossa reação a essas situações estão totalmente sob o nosso controle, é a nossa forma de lidar com aquilo. Em outras palavras, é nosso livre arbítrio na prática. A nossa reação não está pré-determinada. 

Essa capacidade de escolher, ir ou ficar, é de nossa responsabilidade. É nossa decisão de acordo com a nossa consciência, nossa vontade e nossa compreensão sobre aquele assunto.

Os atos praticados não foram predeterminados e por isso cada pessoa é responsável pelas suas escolhas. Desta forma, o livre-arbítrio é desenvolvido juntamente com o desenvolvimento da inteligência e implica um aumento pela responsabilização dos atos praticados.

Consequências

Tudo é uma via de mão dupla, nossas decisões causam consequências. Independente dos nossos karmas, das situações que temos que passar, todas as nossas decisões têm consequências. Ou seja, precisamos arcar com a responsabilidade dos nossos atos.

A forma como lidamos com nossos karmas nos permite transformá-lo em dharma ou mantê-lo como karma.É o nosso poder de escolha de ser e fazer o que quisermos. É a energia de construção concedida diretamente por Deus. Você pode escolher criar, destruir, não fazer nada… Você pode tudo.

Essa é a mais simples e clara demonstração divina que somos criadores como Deus. Com o livre arbítrio podemos fazer o que quisermos. Inclusive não acreditar em nada, não fazer nada, não seguir religiões e doutrinas, não ajudar o próximo.

Escolhas totalmente pessoais. Você pode até permitir ser influenciado por outras pessoas, mas você escolhe ser influenciado. 

Somos capazes de tomar decisões e sermos quem somos. É a liberdade de escolher sermos quem somos. Portanto, valorize-o e seja consciente de suas escolhas. Saiba o que está escolhendo para si e entenda que suas decisões têm consequências.

Seja quem quiser ser e siga seu coração. Não permita que os outros digam quem você deve ser ou o que deve fazer. Seja plena e livremente a unicidade que você é.